23.10.15

OFICINA BAGAÇO DA CANA

Fotos e Resultado.





Apoio:









8.10.15

OFICINA BAGAÇO DA CANA



APOIO MASTER:


 Dourados - MS







OFICINA BAGAÇO DA CANA


            O evento "Dourados Cana Festival" continua com tudo, nesta quarta-feira dia 07 de Outubro de 2015 tivemos o encerramento da oficina de artesanato feito de bagaço de Cana.
            Os oficineiros aprenderam as técnicas de finalização nas peças que começaram a confeccionar na oficina anterior, dia 03 de Outubro. 
            O resultado foi muito gratificante e até Ivone Dias, artesã que veio de Curitiba-PR, que ministrou as aulas se surpreendeu com os resultados, lindas peças foram criadas na oficina e alguns ainda fizeram o dever de casa e trouxeram mais peças que confeccionaram durante o intervalo de uma oficina e outra.
             Fora os ensinamento de Ivone, houve uma pausa com direito a garapa, pão caseiro e leitura da literatura de cordel feita pela cordelista Aurineide. Esses cordéis foram escrita por ela exclusivamente para o Festival da Cana, o ambiente do Galpão da Artes Guaicuru, Cedido pela proprietária Zila, estava com o clima descontraído e muito amigável.
            No final da oficina, ouvimos um pouco da opinião de cada um sobre o evento, todos ficaram satisfeitos e houve um bate-papo caloroso sobre a importância de trabalhar com artesanato. "Além de terapia, uma hora ou outra o artesanato pode lhe ser útil em situações de dificuldade", comentou Zila que há muito tempo chegou em Dourados sem emprego e aos poucos foi fazendo da arte seu sustento e estilo de vida.
            
Colocando as peças para secar no sol

Aurineide declamando seus cordéis


Peças em faze de finalização

Peças mais escuras feita com o bagaço cedido pela usina São Fernando

Peças feita com bagaço cedido pela TIA DA GARAPA 



Artistas e suas obras.



6.10.15



APOIO MASTER:


Dourados-MS









OFICINA BAGAÇO DA CANA

   Numa sociedade cuja a agricultura está tão presente de diversas formas, como na região de Dourados - MS, é preciso pensar na sustentabilidade, melhor condição de vida e crescimento da economia de diversos setores.
   Foi pensando nisso que a Associação Dourados MS Receptivo criou o "DOURADOS CANA FESTIVAL", uma grande festa que acontecerá em Novembro na cidade de Dourados -  MS.
   Porém está acontecendo pré-eventos que procura beneficiar os cidadãos comuns da região e até mesmo fora dela. Um desses eventos foi a "OFICINA DE BAGAÇO DE CANA".
Essa oficina contou com a instrução de Ivone Dias, artesã que veio de Curitiba - PR ensinar a produção de artesanato através do bagaço da cana. No dia 03 de Outubro de 2015, um sábado chuvoso, 10 pessoas deixarem suas residencias já de manhãzinha pra acompanhar a oficina.
   Para a realização deste evento, Dona Zilá parceira do projeto ofertou o espaço do GALPÃO DAS ARTES GUAICURUS, um belo local que fez o clima da oficina ficar bem mais descontraído e aconchegante.
   Num clima de descontração os oficineiros aprenderam a confeccionar peças artesanais com o bagaço da cana, que foi cedido pela USINA SÃO FERNANDO e pela TIA DA GARAPA (IEDA, Garapeira de Dourados, ao lado da Escola Imaculada Conceição). Além do aprendizado eles trocaram diversas experiências e recordações de infância.
Mais da metade das pessoas presentes se recordou da infância onde era comum chupar a cana cortada na hora, ver os avós trabalhando nos pequenos engenhos manuais e de tração animal, lembraram de das rapaduras caseiras que em Dourados era tão comum em décadas passadas. "Realmente a cana-de-açúcar faz parte da cultura " - concluiu Ivone Dias.
   Pode-se disser que a oficina foi gratificante pra quem esteve presente, teve direito a declamação de poesia temática de Adail Alencar, membro da ADL, parceira da associação, como também a visita da imprensa, onde a TV MORENA filiada da REDE GLOBO fez uma matéria sobre o Evento.
Enfim, quem não foi perdeu, mas não se preocupe, há muito mais a acontecer no mês de Outubro e todos estão convidados.
Está vendo todo esse bagaço da Usina São Fernando? Parte dela poderá virar obra de arte.

A artesã Ivone Dias, mostrando a separação do bagaço e casca.

Alunas fazendo a separação.

Cozimento do bagaço cortado, para retirada do excesso de açúcar para melhor conservação da peça.

Galpão das Artes Guaicurus da Dona Zilá, local da realização da Oficina.

Entrevista à TV MORENA

Trituração do bagaço, feita com liquidificador caseiro.

Dona de casa da entrevista à TV MORENA
Bagaço antes de ser triturado.

Resultado da trituração.


Artesã que participou da oficina mostra peças que já faz há 8 anos com o bagaço da cana.

Modelando a Massa.

Peças começando a criar forma

Peça feita com o bagaço da Usina, que tem uma coloração mais forte

Fim da primeira etapa da oficina. Quarta-feira 07/10 tem mais.