31.5.14

ECOTURISMO URBANO em DOURADOS-MS


No dia 29 de Maio de 2014, a SEMED - Secretaria de Educação de Dourados-MS, através do departamento de Ensino executaram uma atividade lúdica com assessoria do presidente desta associação, oportunidade em que se colocou em prática a excursão EcoTurismo Urbano, versão aula-passeio, que contou com a participação efetiva de 24 professores da rede municipal de ensino, que na data puderam discutir sobre metodologias de ensino de Ciências. Segue abaixo as fotos do evento e a programação.

Agradecimento especial a:
Leila Tatiana
Profª Formadora de Ciências
Departamento de Ensino
SEMED - Dourados, MS
  


Conclusão: 
"Dourados tem turismo, e o que não falta nesta cidade é patrimônio cultural, histórico e ambiental para executar-se uma visita interessante seja para professores, estudantes, munícipes, visitantes ou turistas"


















PROGRAMAÇÃO DO EVENTO:

Tema: Ciências
Título: “Descobrindo as ciências nos Parques de Dourados”
Objetivo Geral: Promover e valorizar os patrimônios naturais da cidade, através do turismo educacional
Objetivos específicos:
- Promover novas formas de atividades pedagógicas para professores e alunos
- Mostrar que o turismo é atividade lúdica e promove o desenvolvimento local
- Coletar mostrar fotográficas para Feira de Ciências e Turismo nas escolas municipais de Dourados
- Compor material didático para sala de aula com base na experiência a campo
Local: Parque Antenor Martins
Datas:
29 de maio - quinta-feira = Aula Passeio
Cronograma da atividade:
07:00h – 12:45h Embarque e apresentações
07:15h – 13:00h Saída
07:45h – 13:30h Início das atividades no Parque
09:00h – 15:00h Lanche comunitário
10:30h – 17:00 Retorno
11:00h – 17:30h Chegada
Local de Encontro: SEMED
Turmas:
Matutino - 12 professores
Vespertino - 12 professores
Conteúdo e Atividades:
  1. Introdutório: A ser explanado durante a viagem - ida/volta.
- Turismo Educacional e Célestin Freinet (Pedagogo);
- Desenvolvimento Local em Dourados;      
     1. Invertebrados e Vertebrados.
- Zoologia evolutiva e comparada dos sistemas orgânicos
Atividade 
- Coletar um invertebrado e um vertebrado 
- Apresentar e comparar os sistemas do organismo de cada um, dentro de uma escala evolutiva 
  1. Plantas.
- Sistema evolutivo e comparado dos sistemas orgânicos.
Atividade 
- Coletar um exemplar de Alga/Briófita/Pteridófita/Fanerógama-Angiosperma-Mono e Dicotiledônea 
- Apresentar e comparar os sistemas do organismo de cada um, dentro de uma escala evolutiva ;
  1. Água.
- Ciclo da água, nascentes, riachos, nuvens.
Atividade 
- Encontrar uma nascente de água e acompanhar o deságue no lago, observando a fauna e flora associada 
- Brincar de mímica. Vence o grupo que melhor interpretar o ciclo da água na biosfera 
  1. Terra.
- Solo e minerais, geomorfologia.
Atividade 
- Coletar 3 amostras de solo e rochas 
- Brincar de artes. Vence o grupo que moldar o bonequinho com barro e rochas, mais rapidamente ou explanar sobre o material coletado 
  1. Ar.
- A Atmosfera
Atividade 
- Escolher uma planta e explanar sobre a fotossíntese, na formação da atmosfera 
- Os grupos escolhem o grupo que melhor explicou sobre o fenômeno


2 comentários:

  1. Incrivel iniciativa! é uma pena que Dourados que tem curso de turismo na Universidade Estadual não consiga atrair olhares dos próprios alunos do curso pros potenciais da nossa terra!!! Eu apoio, admiro e parabenizo está iniciativa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato pela participação e saiba que estamos abertos a participação de todo e qualquer acadêmico, inclusive querendo a parceria de vocês, pois temos diversos projetos precisando de estagiário gerente e de monitores de turismo, em diversos segmentos. Nosso e-mail: dourados.ms.receptivo@gmail.com / Que tal promovermos uma reunião geral para todos os estudantes e turismólogos na Praça Antônio João ?

      Excluir

É muito importante a sua opinião, pois ela contribui para o nosso amadurecimento. Grato pelo seu comentário, em breve retornaremos.