Palestramos para a Associação Casa dos Artesãos, porque ? Sem cultura, artesanato e arte, o que seria do Turismo Receptivo ? Juntos trabalharemos para o desenvolvimento local. E, de forma prática o que se pode fazer ? Cada um faz a sua parte, nós fomentamos negócios locais, promovemos intercâmbios científicos-culturais e palestramos dando a nossa cota de contribuição.
Parabéns ao Secretário Municipal de Cultura de Dourados, Carlos Fábio Selhorst dos Santos pelo apoio que dá aos artesões através da Associação.
Agradecimento especial ao Sr. Severino Porto Sandre, presidente da Associação Casa do Artesão de Dourados-MS.
Seja bem-vindo Vereador Pedro Pepa, os artesões já o elegeram e agora faremos votos para o seu sucesso junto ao Turismo Receptivo. Conte também conosco para trabalhar por uma Dourados para todos!
Conteúdo da palestra proferida pelo Prof. Munier Abrão.
MEI.
Objetivo: Despertar para as
oportunidades de se fazer artesanato original e com valor cultural agregado.
E Incentivar os artesãos a deixarem de exercer o comércio informalmente, passando a contribuir com o poder público e colhendo benefícios.
E Incentivar os artesãos a deixarem de exercer o comércio informalmente, passando a contribuir com o poder público e colhendo benefícios.
Microempreendedor Individual
(MEI) é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como
pequeno empresário. Para ser um microempreendedor individual, é necessário
faturar no máximo até R$ 60.000,00 por ano e não ter participação em outra
empresa como sócio ou titular. O MEI também pode ter um empregado contratado
que receba o salário mínimo ou o piso da categoria.
A Lei
Complementar nº 128, de 19/12/2008, criou condições especiais para
que o trabalhador conhecido como informal possa se tornar um MEI legalizado.
Entre as vantagens oferecidas por
essa lei está o registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), o
que facilita a abertura de conta bancária, o pedido de empréstimos e a emissão
de notas fiscais.
Além disso, o MEI será enquadrado
no Simples Nacional e ficará isento dos tributos federais (Imposto de Renda,
PIS, Cofins, IPI e CSLL). Assim, pagará apenas o valor fixo mensal de R$ 37,20
(comércio ou indústria), R$ 41,20 (prestação de serviços) ou R$ 42,20 (comércio
e serviços), que será destinado à Previdência Social e ao ICMS ou ao ISS. Essas
quantias serão atualizadas anualmente, de acordo com o salário mínimo.
Com essas contribuições, o
Microempreendedor Individual tem acesso a benefícios como auxílio
maternidade, auxílio doença, aposentadoria, entre
outros.
ATENÇÃO!
O Microempreendedor Individual
- MEI tem como despesas legalmente estabelecidas, APENAS, o
pagamento mensal de R$ 36,20 (INSS), acrescido de R$ 5,00 (Prestadores
de Serviço) ou R$ 1,00 (Comércio e Indústria) por meio
de carnê emitido através do Portal do Empreendedor, além de taxas
estaduais/municipais que devem ser pagas dependendo do estado/município e da
atividade exercida.
O pagamento
de BOLETO não relacionado com as despesas mencionadas acima, é
de livre e espontânea vontade do Microempreendedor Individual
- MEI.
|
FORMALIZE-SE:
Consulte o Manual do
Manual do Processo Eletrônico de Inscrição do MEI (em PDF).
FONTE:
http://www.portaldoempreendedor.gov.br/
MÍDIAS DIGITAIS.
Objetivo: Incentivar os artesãos a promoverem melhor a Cidade de Dourados e os próprios produtos artesanais, através da internet.
- E-mail marketing
- FACE
- BLOG
- SITE
O poder do
consumidor no mundo digital
O Brasil é o país com maior tempo
médio de navegação residencial por internauta. Os brasileiros passam, por mês,
23H30MIN na rede mundial. A seguir vêm Eua (19h52min) e Japão (18h41min).
Dos 55 milhões de participantes
do Orkut, site de relacionamento que se tornou uma febre, 54% (29,7 milhões)
são brasileiros. Nos Estados Unidos, há apenas 9,9 milhões de usuários.
O Messenger, sistema instantâneo
de troca de mensagens e compartilhamento de arquivos, tem 30 milhões de
integrantes brasileiros, o equivalente a 12% do total mundial. Em números
absolutos, ninguém supera os usuários do Brasil.
76% dos internautas brasileiros
visitam endereços eletrônicos de relacionamento, mais do que os usuários da
Alemanha (73%), dos Estados Unidos (71%) e do Reino Unido (41%).
.
ARTESANATO, MARKETING e o DESIGNER Brasileiro.
Objetivo: Incentivar o artesão a melhorar o seu produto e vender mais atendendo às demandas e exigências do mercado, sem abrir mão da sua cultura.
- A cara brasileira: Artes
plásticas e artesanato: inovações cuidadosas
- 10 dicas para vender mais:
• Escolha um segmento.
Você deseja que seu ateliê seja lembrado por vender bolsas, roupas para bebês,
bijuterias, objetos de decoração ou por vender um monte de produtos sem nenhuma
ligação entre eles e sem identificação? No começo é importante se dedicar a um
segmento, pois assim será mais fácil criar produtos diferentes e conhecer o
perfil dos clientes para atendê-los cada vez melhor!
• Conheça a concorrência.
Saiba quem é a sua concorrência, analise os preços, a matéria-prima e a
apresentação dos produtos. Essa prática será ótima para você entendero mercado,
o perfil do público, definir preços e o que poderá fazer para diferenciar os
seus trabalhos. Não copie de jeito nenhum! Dê o seu jeito, imprima sua
personalidade em cada ação e produto que criar.
• Trabalhe com o coração.
• Cuida da sua marca. Do
nome do seu negócio até a forma como apresenta os produtos, os materiais que
usa, os detalhes do acabamento, como atende os clientes, cumpre prazos, o que
escreve no seu blog, no Twitter. Todas as suas ações vão falar sobre a sua
marca. Então, mesmo trabalhando com o coração, você precisa ter um olhar
profissional para sempre agregar valores positivos ao seu negócio.
• Cuida da apresentação de
seus produtos. Quer aumentar as vendas na Internet? Então a qualidade das
fotos de seus produtos é primordial. É preciso mostrar a textura, a cor, os
detalhes e descrever muito bem as características e particularidades de cada
artigo.
• Valorize o seu trabalho.
O preço que você cobra pelo seu artesanato vai representar a qualidade do que
oferece. As pessoas tendem a achar que produtos muito baratos não tem
qualidade, não tem bom acabamento, nem usam bons materiais. Não é nenhuma
vergonha querer lucrar com seu trabalho. Então encontre um preço que seja justo
para você, que faça com que seu negócio seja viável e que também seja justo
para seu cliente.
• Divulgue, divulgue, divulgue
e divulgue. As pessoas precisam saber de você, o que faz e o que vende.
• Cause uma excelente primeira
impressão. Faça uma lista de todos os momentos em que seus clientes
entrarão em contato com você e seu ateliê, e pense em como causar uma excelente
primeira impressão. Uma boa sugestão é ter um blog e loja virtual com design
atraente, limpo e organizado.
• Trate cada venda como se
fosse a única. Reserve a hora mais tranquila do seu dia para responder aos
e-mails com clareza e atenção.
• Tenha paciência e
persistência. Enquanto as vendas não tomam tanto seu tempo, que tal estudar
como usar de forma eficaz as redes sociais? Criar produtos exclusivos? Investir
na divulgação? Use o tempo a seu favor!
Cissa Chiarini : http://www.portaldeartesanato.com.br
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